Só podia ser minha mãe
A minha vó chegou ontem pela manhã em minha casa.
Na verdade, ela é irmã de minha mãe, mas quando minha avó materna faleceu, a vovó Tita tomou conta de todos os irmãos e claro, eles todos a consideram como mãe. No entanto, só eu, meus irmãos e mais um primo a chamamos de vovó.
Mas onde eu realmente quero chegar é na figuraça que a minha mãe consegue ser!
Ela tem tanta certeza de nosso respeito por vovó (às vezes, até medo! Ihihihih) e em sua autoridade como tal - vovó não admite que a chamemos de tia e ela sabe puxar nossa orelha quando preciso, como ninguém!!! - que nem perdeu tempo. Vovó mal sentou à mesa para tomar café e mainha já começou a soltar umas historinhas minhas.
Por exemplo: Vovó comentou sobre eu ser "magrinha". Mainha foi logo dizendo que eu não comia. E quando comia, era bem pouquinho. "Oxe mainha! Que história é essa?" - perguntei já quase protestando. Ora! Todo mundo que me conhece, sabe a draga que eu sou!!! Tentei argumentar assumindo que eu só não passo o dia mastigando, que só como na hora das refeições mesmo, mas que nessas horas eu "escalo serras"! E ela foi dizendo: "Eu não tô dizendo que tu não come não. Só tô dizendo que tu dá trabalho pra comer!". Eu não me senti satisfeita com a resposta, mesmo porque ela disse sim, que eu não comia!
Depois ela foi dizer que eu achava ruim quando o povo me chamava de magra! "MÃE?! Que história é essa???" - fiquei surpresa e ainda ouvi vovó dizer na brincadeira: "E o povo vai bem dizer que ela é gorda, se ela não é?". Realmente! Como vão me chamar de gorda, se eu sou magrela!!! O que eu não gosto é quando comentam sobre minha falta de gordura como se esta fosse relacionada à fome ou doença. Ou quando usam aquele jargão ridículo: "Deixa a maga trabalhar"! IMBECIS!!! Se querem se referir a mim usando frases feitas, pelo menos criem algo só para mim e não copiem o slogan do nosso prefeito!!! Enfim, o que eu não gosto é das piadas bestas e tal, embora eu saiba me defender bem, visto que quando eu quero dar um corte, eu retalho geral...
Tentei relevar as coisas da minha mãe. Toda vez é assim. Ela diz que não vai comentar nada com vovó, mas sempre deixa escapar alguma coisa.
Mas dessa vez foi demais! Porque depois dela falar essas coisinhas (até bestas e que não renderam nenhuma reclamação - graças a Deus! Hihih), ela finalizou com chave de ouro. Mainha foi dizer a vovó que se preocupava tanto com esses filhos, e apontando pra mim disse: "Olhe Tita. Toda noite, enquanto essa daqui não chega em casa*, eu não consigo dormir, sempre preocupada. Faço tudo por esse povo e tem vez que eles são tão grosseiros comigo...". - ela finalizou sua fala com as lágrimas correndo. EU FIQUEI DE QUEIXO CAÍDO!!! GENTE! EU DEFINITIVAMENTE NÃO ESPERAVA POR ESSA!!!! MINHA MÃE JÁ TAVA APELANDO!
Na hora me deu uma vontade de chorar também enquanto pensava: "Agora lascou! Estamos ferrados! Vovó vai pegar a gente é já, já!!!". Mas vovó só disse que todo filho era assim e continuou a tomar seu café numa boa. UFA!!! Essa foi por pouco...
Mainha, você é uma figura mesmo, viu? Além de entregar a gente, tu ainda chora pra dramatizar?
*quando mainha se referia a não conseguir dormir enquanto eu não chego em casa, é porque eu trabalho à noite e volto para casa por volta das 23h.
Comentários
Postar um comentário
Olá! Muito obrigada pela sua visita.