Meus olhos sobre “Capitú”
Por mais que eu quisesse muito, não pude acompanhar a minissérie “Capitú”, cuja propaganda quase prometia um show de belas imagens. Não quero dizer que a promessa não foi cumprida. Pelo contrário, na sexta-feira pude comprovar que fotograficamente a obra estava impecável! No entanto, a crítica popular me pareceu bastante dividida. De um lado, me diziam que a série era fantástica, brilhante! De outro, uma verdadeira bosta!
Ontem, embora já tivesse perdido toda a minissérie e por isso não fizesse sentido assistir ao final, acabei assistindo. E sinceramente? GOSTEI MUITO!!!
Achei lindo, inteligente, envolvente, ousado, criativo! Amei os figurinos! Fiquei pensando o quanto as produções brasileiras mudaram após o belíssimo “Hoje é Dia de Maria”. Depois deste, os programas inspirados em grandes nomes de nossa literatura nunca mais foram os mesmos!!! Já não se busca mostrar as imagens descritas em palavras, em cenários naturais ou produzidos em mega estúdios! Não! O lance agora é usar um único ambiente e deixar que a imaginação do telespectador complete a cena. Fora que a maquiagem, nos faz lembrar um pouco o circo.
O que mais me chamou atenção foi que a minissérie conseguiu me fazer ver o Bentinho com outros olhos. Digo isso, porque eu simplesmente ODEIO o Bentinho, porque o acho um verdadeiro otário! A meu ver, ele é um ser completamente influenciável, um inseguro que acredita em tudo!!! ELE É UM BOCÓ!!!
Mas agora vejo que esta é minha opinião sobre o Bentinho do livro, pois na televisão, ele se tornou para mim, um personagem completamente diferente. É certo que não posso falar com segurança sobre isso, visto que só assisti o final. Mas, nossa! A interpretação me convenceu muito. Que interpretação foi aquela daquele ator que nunca vi na vida? Sensacional! Não sou uma expert em atuações, mas achei fantástico! Realmente, não tive dúvidas de que na TV, Capitú e Escobar tinham um caso!

Não poderiam ter escolhido atriz melhor para interpretar Capitú! Nem a Capitú machadiana tinha um olhar tão dissimulado!!! Huahauhauhauha
E por falar em olhar, o que fizeram naqueles olhos de Maria Fernanda Candido? Meu Deus!!! Havia momentos em que os olhos dela foram destacados de uma forma tão bonita e tão intensa, que era impossível não se deixar hipnotizar pela imagem! EU QUERIA TER OLHOS DAQUELES!!! (inveja... ¬¬)
Além disso, um fato não pode se deixar passar despercebido! Maria Fernanda também atuou como Capitú – só que a personagem se chama Ana -, no filme “Dom”, obra baseada em “Dom Casmurro”, dirigia por Moacyr Góes em 2003. Incrível a diferença entre as duas atuações! No filme, ela é muito mais isenta de culpa! Eu a considero muito fiel à Capitú Machadiana. Já na TV não! Ela de fato, é a Capitú descrita não por Machado de Assis, mas pela desconfiança de Bentinho, que agora foi melhor compreendido por mim!
É! Há coisas que são melhores vistas que lidas! Bentinho foi salvo pelo frame!!!
ehehehe
*Imagem retirada de:
http://blstb.msn.com/i/B4/DE245917F1AB9A76E66D488FEC142.jpg
Comentários
Postar um comentário
Olá! Muito obrigada pela sua visita.